G1 – HD Rumble do Nintendo Switch

Os controles do Nintendo Switch apresentam uma função de feedback háptico que a empresa está chamando de HD Rumble. Diferente da função de rumble clássica em que o controle simplesmente tremia indiscriminadamente em intensidades diferentes, esse rumble de ‘alta definição’ promete sensações de tato muito mais detalhadas.

O exemplo fornecido pela Nintendo é a capacidade de “sentir” cubos de gelo batendo dentro de um copo ao sacudi-lo, mas é claro, sem o fator da temperatura. De fato, um dos jogos para o Switch já utiliza uma função similar: simula bolinhas de gude dentro de de uma caixinha e o jogador deve adivinhar quantas são. Todos que testam ficam de queixo caído e sentem realmente como se essas bolinhas existissem dentro do controle e estivessem rolando lá dentro. A precisão é tamanha que dá para sentir as bolinhas, rolando, batendo entre si e em qualquer das 6 paredes da “caixa” em tempo real.

Porém, os limites do HD Rumble podem ir muito além. Jogadores relatam a habilidade de sentir texturas, sensações macias ou ásperas, ou liquido passando pelo controle dependendo do jogo.

Os benefícios do HD Rumble são evidentes: enquanto no passado a interação com o tato nos jogos tem sido altamente superficial, o HD Rumble permite uma interação nova e abre uma nova janela para a imersão, área essencial para jogos. As possibilidades são muitas.

Como funciona

Mas como funciona essa função? A resposta é através de motores chamados de LRA, ou Linear Resonant Actuators (Atuadores de Resonancia Linear).

Os motores LRA contidos dentro dessa peça usam a mesma tecnologia que os motores da Taptic Engine da Apple, mas é uma peça muito maior do que a contida no iPhone 7, permitindo sensações maiores.

São diferentes dos motores de vibração tradicional, os motores ERM, ou Eccentric Rotating Mass (Massa Rotatória Excêntrica), que rodam um peso que causa a vibração e só é capaz de variar de intensidade.

Os motores LRA utilizam um peso conectado a uma mola que é continuamente puxado e solto através de ondas eletromagnéticas. Esse movimento repetido gera uma vibração em um eixo especifico.

O modo mais fácil de entender como motores LRA funcionam é compará-los com auto-falantes. Funcionam de maneira muito parecida, mas enquanto auto-falantes geram vibrações no ar que escutamos como som, os motores LRA geram vibrações em uma superfície que nós sentimos através do tato.

De fato, muitas descrições do HD Rumble é de um “som” que você pode sentir.

Benefícios que essa tecnologia trás é capacidade de ser ativada instantaneamente diferente de motores ERM que tem uma demora, curta mas que atrapalha na imersão. Também consomem menos energia por usar corrente alternada ao invés de contínua e por não ter uma peça externa ao motor.

Modificações

Por ser uma função nova com qual os desenvolvedores ainda estão experimentando e o Switch ainda não ter uma biblioteca muito extensa, poucos jogos estão utilizando o HD Rumble de forma efetiva. Já que o HD Rumble é capaz de ser afinado com precisão, jogos que utilizam de forma precária o HD Rumble podem tirar a imersão do jogador ao invés de aprimorá-la. Desenvolvedores precisam estudar a interação do tato para criar interações mais realistas. Abaixo, pensei em usos para o HD Rumble que não foram feitos ainda.

Um possível uso é em um jogo de terror em que em certos pontos o jogador sente insetos nojentos rastejando pela sua mão, dando um susto nele. Recomenda-se o uso do acessório strap que prendo os Joycons ao pulso do jogador pois é muito provável que certos jogadores larguem na hora!

Outro possível uso é um feedback imediato em jogos de esporte ou ação em que o jogador sente o impacto de sua raquete, taco, ou espado em tempo real, ajudando na imersão.

 

 

Um uso mais interessante pode ser um jogo sem visuais nenhum, ou só com visuais para espectadores e não o jogador, em que o jogador tem que se guiar por um labirinto através do tato e do som. Esse jogo poderia ser jogado tanto por cegos tanto quanto pessoas com visão, e seria divertido da mesma forma, sendo assim um design universal.

 

Imagine o jogador sentindo as paredes e ambiente com as próprias mãos através do HD Rumble e só tendo isso e o som para se guiar. Seria uma experiência muito diferente dos jogos atuais.. Poderia até mesmo ser um jogo de horror que utiliza a primeira proposta, mas também poderia ser diversos outros gêneros.

Essas são alguns possíveis usos para o HD Rumble. Pessoalmente, espero que essa função seja bem utilizada por desenvolvedores para experiências cada vez mais inovadoras.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *